A pesquisa CNI/Ibope para a eleição presidencial, divulgada nesta quarta-feira (23), revela que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está à frente de José Serra (PSDB) com 38% das intenções de votos contra 32% do tucano. Marina Silva (PV) aparece com 7% das intenções, brancos e nulos somam 6%, enquanto os que não sabem ou não quiseram opinar chegam 13,8% na pesquisa que apresentou a possibilidade de votar em 12 candidatos.
A petista também lidera a pesquisa espontânea. Dilma aparece com 22%, Serra com 16% e o presidente Lula, que aparece nas intenções de voto, recebeu 9% das intenções de voto.
Em um segundo turno entre Dilma e Serra, a cadidata do PT ganharia com 45% dos votos, enquanto o candidato do PSDB receberia 38%.
Considerando um cenário com os três principais candidatos apenas, a petista fica com 40 pontos percentuais, enquanto o candidato do PSDB, José Serra, tem 35 pontos e a candidata do PV, Marina Silva, aparece com 9 pontos.
É a primeira vez que Dilma assume a dianteira na consulta estimulada do Ibope. Na última pesquisa, divulgada em março, Dilma marcou 33 pontos percentuais e Serra 35, Marina tinha 8 pontos.
A pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) também avaliou que 85% das pessoas entrevistadas aprovam o governo Lula. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre 19 e 21 de junho, com 2.002 pessoas entrevistadas em 140 municípios brasileiros.
Reportagem da VEJA
ResponderExcluirReportagem de Otávio Cabral na VEJA desta semana começa a desvendar a MÁQUINA CLANDESTINA petista incrustada no Estado para, abusando de informações privilegiadas e de dados sigilosos de todos os brasileiros, produzir dossiês contra adversários, intimidá-los, chantageá-los, difamá-los. É uma história cabeluda, de arrepiar. Leiam um trecho: