quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pesquisa CNI/Ibope aponta Dilma com 38% e Serra com 32% das intenções de voto

A pesquisa CNI/Ibope para a eleição presidencial, divulgada nesta quarta-feira (23), revela que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está à frente de José Serra (PSDB) com 38% das intenções de votos contra 32% do tucano. Marina Silva (PV) aparece com 7% das intenções, brancos e nulos somam 6%, enquanto os que não sabem ou não quiseram opinar chegam 13,8% na pesquisa que apresentou a possibilidade de votar em 12 candidatos.
A petista também lidera a pesquisa espontânea. Dilma aparece com 22%, Serra com 16% e o presidente Lula, que aparece nas intenções de voto, recebeu 9% das intenções de voto.
Em um segundo turno entre Dilma e Serra, a cadidata do PT ganharia com 45% dos votos, enquanto o candidato do PSDB receberia 38%.
Considerando um cenário com os três principais candidatos apenas, a petista fica com 40 pontos percentuais, enquanto o candidato do PSDB, José Serra, tem 35 pontos e a candidata do PV, Marina Silva, aparece com 9 pontos.
É a primeira vez que Dilma assume a dianteira na consulta estimulada do Ibope. Na última pesquisa, divulgada em março, Dilma marcou 33 pontos percentuais e Serra 35, Marina tinha 8 pontos.

A pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) também avaliou que 85% das pessoas entrevistadas aprovam o governo Lula. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre 19 e 21 de junho, com 2.002 pessoas entrevistadas em 140 municípios brasileiros.
(Correio Brasiliense)

Deputado Federal Zé Airton (PT-CE) faz homenagem a ex-prefeito de Orós

Ontem 22 de junho o deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE) subiu a tribuna da câmara dos deputados e realizaou um pronunciamento em homenagem ao ex-prefeito de Orós Luis Moreira Pequeno que faleceu dia 17 em Fortaleza por insuficiência cardíaca.

Veja o pronunciamento:

terça-feira, 22 de junho de 2010

PT reafirma nome do deputado José Pimentel ao senado

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, como presidente do diretório regional do Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou, ontem, que "o PT não é um partido para sofrer pressão e tomar posições a partir de pressão sobre nós".Em clima de convenção, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizou um ato político, ontem, no auditório da Assembleia Legislativa, para marcar o pré-lançamento da candidatura do deputado José Pimentel ao Senado.

Embora essa candidatura seja considerada irreversível no âmbito do PT, a coligação com o PSB, PMDB e aliados ainda não está consolidada.Existe um acordo de intenções firmado desde o pleito passado com uma das vagas para Eunício Oliveira do PMDB. A outra vaga o PT reivindica para José Pimentel, juntamente com o candidato a vice-governador como nas eleições de 2006.


No PSB, as declarações de suas lideranças são no sentido de que a chapa majoritária apresente apenas uma candidatura ao Senado, sendo esta vaga para o PMDB, permanecendo o PT com a indicação do vice e o candidato a governador seria Cid Gomes do PSB.O PDT, em apoio à candidatura de Dilma Rousseff (presidente) e Cid Gomes (governador), está reivindicando a indicação do candidato a vice-governador.


Para reafirmar o seu posicionamento, ontem, o PT fez o pré-lançamento da candidatura de José Pimentel como algo que integra o projeto político nacional do partido para as eleições deste ano.Na abertura desse ato político na Assembleia o deputado federal José Nobre Guimarães, destacou a unidade do partido e disse que ninguém vai quebrar essa unidade. Para ele até a próxima sexta-feira será desenvolvido um intenso papel de negociação com os aliados. A executiva regional marcou para sábado (26) o encontro estadual da agremiação e no domingo será realizada a convenção de escolha dos candidatos e homologação de coligação.


Crescimento - Ao afirmar que aceitava o desafio, José Pimentel considerou importante a demonstração de unidade que o partido estava dando naquele momento e ressaltou o crescimento do PT do Ceará, lembrando que o partido administra 15 prefeituras com um total de 38,5% da população cearense, enquanto outra legenda com 50 prefeituras não chega a 20% da população.Ao encerrar o ato Luizianne Lins começou seu discurso criticando o PSDB, ao informar que solicitou o plenário da Assembleia para que houvesse melhor acomodação, mas a bancada do PSDB não aceitou, o que talvez tenha sido melhor para o PT.


Em entrevista ao Diário do Nordeste o deputado José Pimentel informou que para o PT a questão da chapa majoritária está resolvida, pois o partido terá candidato ao Senado e vai manter a política de alianças de 2006. Sobre o manifesto, lançado semana passada pelos partidos aliados sem a participação do PT, disse que o PT não discute a posição dos outros, discute as suas posições. Sobre as suplências ao Senado disse que essa questão ainda será discutida, mas não revelou quando.


(Diário do Nordeste)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Lula avisa a Cid que veta Tasso e impõe a candidatura de Pimentel ao Senado


O PMDB do Ceará vinha sistematicamente acusando setores da mídia cearense de distorcer a realidade. O motivo da polêmica era a posição do presidente Lula sobre as duas vagas ao Senado nas eleições de outubro. Após a entrevista dada hoje ao jornal O POVO pelo próprio presidente Lula, o presidente regional do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira, agora fica consciente de que terá que fazer dobradinha com o deputado federal José Pimentel se quiser o apoio de Lula e do PT na corrida eleitoral.

O governador Cid Gomes também foi informado pelas palavras de Lula que não há chance dele apoiar a reeleição do senador Tasso Jereissati sem que essa decisão não gere um rompimento dele com o Governo Lula e com o PT. Lula estabeleceu território. Com a força e o prestígio eleitoral que detém no Ceará decidiu e agora não esconder mais sua vontade de impedir que Tasso consiga um novo mandato.

A grande dúvida que o Ceará ainda não sabe responder é como reagirá o governador Cid Gomes e o deputado federal Ciro Gomes. Cid e Ciro vão romper com Lula e o PT mantendo a fidelidade política a reeleição do senador Tasso Jereissati ou vão romper com Tasso e apoiar a candidatura do deputado federal José Pimentel.

Há uma terceira alternativa para Cid e Ciro Gomes. Essa a opção mais provável de ser assumida pelo Governador e seu irmão. Cid fecha uma aliança eleitoral com o PT e endossa a candidatura de Pimentel ao Senado, sem muito entusiasmo. Já Ciro continuará votando em Tasso Jereissati. O único problema é que nesse caso, Tasso e o PSDB terão que apoiar Cid Gomes mesmo com o Governador votando em outros dois nomes ao Senado. Leia mais sobre esse assunto em entrevista do presidente Lula ao jornal O POVO: http://www.opovo.com.br/

Fontes:Ceará Agora e O povo.

Brasil cresce em "ritmo chinês" e supera países ricos no 1º trimestre

O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no primeiro trimestre, de 2,7% na comparação com os três meses imediatamente anteriores, ficou bem acima do registrado nas principais economias mundiais.

Contra o primeiro trimestre de 2009, o PIB brasileiro registrou alta de 9%, a maior variação desde o início dessa comparação, em 1996. O ano de 2009 registrou queda de 0,2% no PIB.
O início de 2010 foi dominado pela tendência de melhora nas economias, após a recessão registrada no ano passado por conta da crise econômica mundial, ainda que com elevações bem mais modestas que a registrada no Brasil.

Nos Estados Unidos --onde os problemas com as hipotecas "subprime" (de alto risco) se tornaram o cerne da crise financeira--, a economia registrou alta de 0,8% no primeiro trimestre (o último dado divulgado aponta para expansão anualizada de 3%). Em 2009, o PIB do país registrou retração de 2,4%.

No Japão, segunda maior economia do mundo, a expansão foi ainda maior, de 1,2% nos três primeiros meses do ano, na comparação com o quarto trimestre. O PIB japonês teve queda de 5% no ano passado.

No caso da União Europeia, que enfrenta novos problemas atualmente graças ao alto endividamento público de alguns de seus países-membros, a expansão foi mais tímida. O grupo de 27 países registrou elevação de 0,2% no PIB no trimestre, mesma variação registrada na zona do euro (grupo de 16 países do bloco que usam o euro como moeda única). Em 2009, a retração foi de 4,2% na UE, e de 4,1% nas economias que utilizam o euro.

Entre os países do bloco, Portugal registrou a maior variação positiva no período, de 1% ante o quarto trimestre. Itália (0,5%), Reino Unido (0,3%), e Alemanha (0,2%), vêm em seguida.
A exceção ficou por conta da Grécia, que passa por uma crise fiscal e recebeu ajuda financeira da UE e do FMI (Fundo Monetário Internacional) para conter seus deficit, cujo PIB registrou queda de 0,8% no trimestre.

A China, que não divulga o crescimento frente ao trimestre imediatamente anterior, registrou expansão vigorosa, de 11,9%, ante o mesmo período do ano passado. Completando os Brics (grupo dos principais emergentes), a Rússia teve crescimento de 4,5% na comparação anual, enquanto o PIB da Índia subiu 8,6% na mesma base.
(Folha de São Paulo)

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ibope: Dilma amplia vantagem sobre Serra no Rio de Janeiro


A mais recente pesquisa IBOPE não deixa dúvida de que Dilma Rousseff entrou em ascensão também no estado do Rio. E com ampla vantagem: nada menos que 17 pontos separam a pré-candidata do PT à Presidência, líder na pesquisa, do tucano José Serra. Na estimulada, Dilma tem 44%, contra 27% de Serra, em segundo, e 10% de Marina Silva (PV), em terceiro.
Os números da espontânea também surpreendem. A petista lidera com 19%, 11 pontos à frente do tucano. Para o governo do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) lidera com folga e teria possibilidade de ganhar no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Tem 43%, seguido de Anthony Garotinho (PR), com 21%, e Fernando Gabeira (PV), com 12%.

Para o Senado, Crivella (PRB)(E) e Cesar Maia (DEM) lideram, com 26% e 24% respectivamente, no cenário da estimulada. Lindberg Farias (PT) surge em terceiro, com 8%, e Jorge Picciani (PMDB) em seguida, com 4%

Indecisos
Chama a atenção índice na espontânea para a Presidência no estado: 51% dos entrevistados não sabem em quem votar.

3º Grau
Dilma tem a preferência dos que têm curso superior: 45%. Nesse grupo, Serra surge na preferência de 26% no estado.Mister (W.) M.A grande surpresa é Wagner Montes (PDT). Ele mudaria o cenário. Incluído na lista, na estimulada aparece em segundo (21%), atrás de Cabral (35%) e à frente de Garotinho (16%). Na espontânea, empata com Gabeira em 3º (2%).

Dentro e fora Cesar Maia é mais forte na capital, com 30% 48% dos seus votos vêm da cidade e região metropolitana. Crivella lidera na metropolitana e interior, de onde extrai 62% de seus votos.

Cenário
A pesquisa foi encomendada pelo Sindicato dos Condutores da Marinha Mercante e registrada no TSE (nº 12414/2010.). Foram ouvidas 812 pessoas entre os dias 19 e 21 maio. Margem de erro de 3%.
(Blog Paulo Henrique Amorim)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Prefeita Fátima e vereadora Luhanna aliam-se com políticos anti-Lula

Incoerência política

A Diretora da UVC Mulher e Presidenta da Câmara Municipal de Orós deixou o PP partido que apóia o Governo Lula e filiou-se em 02/10/2009 assumindo a Presidência da comissão provisória do DEM Orós, um dos partidos que mais ataca o Governo Federal.

É importante salientar que o Presidente Lula nas últimas pesquisas de avaliação, o seu governo atingiu um patamar de 83% de aprovação e que sua candidata à ex-ministra Dilma Roussef (PT) ultrapassou o seu adversário José Serra (PSDB), portanto percebemos que a vereadora Luhanna ao se filiar a um partido de extrema direita e principal aliado do candidato a Presidente da república pelo PSDB José Serra, está no nosso entender, na contramação do progresso do Brasil e principalmente do de Orós ao desejar que o governo do PSDB/DEM/PPS retornem ao comando da nação brasileira para acabar de privatizar as estatais que o Brasil ainda possui.

Apoio político

A Prefeita de Orós Fátima Maciel que também já foi do PP e hoje pertence ao PSB apoiará para deputado federal o Deputado Raimundo Gomes de Matos do PSDB e a vereadora Luhanna ex-PP e agora DEM apoiará o mesmo deputado que sua mãe.

Imagine amigos a vereadora está filiada ao DEM o partido que odeia o Presidente Lula, a Prefeita Fátima, a vereadora Luhanna e toda a equipe que compõe a atual administração de Orós, apoiarão Raimundo Gomes de Matos (PSDB) para deputado federal, esse cidadão é um dos maiores críticos e adversários do Presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT). Apoiarão também o senador Tasso Jereissati (PSDB) outro grande adversário do Lula.

Você amigo oroense, avalie é melhor apoiar os candidatos aliados do Lula e que vem transformando a realidade do povo mais sofrido desse país? Ou votar em candidatos que num passado recente nada fez pela pobreza e hoje criticam abertamente o Governo Lula? Que é o caso do DEM e do PSDB nas pessoas de Tasso Jereissati e Raimundo Gomes de Matos ambos do PSDB?

Câmara Municipal de Orós gastou R$ 296.207,22 em serviços de consultoria


A mesa diretora da Câmara Municipal de Orós gastou em 40 meses de gestão a quantia astronômica de R$ 296.207,22 em serviços de consultoria e propaganda do referido poder. Fazendo uma análise dessa situação, sabemos que a Câmara tem 2(dois) recessos parlamentares durante um ano, apenas uma sessão deliberativa por semana e quando tem e gastou em média por dia R$ 246,89 em consultoria ou propaganda do Poder Legislativo de Orós.

A cidade de Orós precisa de muitos investimentos em áreas específicas como: saúde que está uma caos total a exemplo o Hospital Luzia Teodoro da Costa todo deteriorado, cheio de infiltrações nas paredes; a educação está entre os piores índices do País segundo dados do IDEB de 2005, portanto acredito que é jogar dinheiro no lixo gastar quase R$ 300 mil em consultoria e propaganda. Essas são as prioridade da gestão “Orós que o povo quer”? Consultorias, diárias, passagens aéreas, etc? Lembramos aos nossos caros leitores que quem preside a mesa diretora da Câmara Municipal de Orós desde 2007 é a vereadora Luhanna Úrya filha da prefeita Fátima Maciel.


Maiores informações acesse o Portal da Transparência do TCM/CE e tire suas dúvidas.
www.tcm.ce.gov.br/transparencia