quarta-feira, 24 de março de 2010

Vice-governador diz ter “chances” de continuar no cargo e transfere para o PT decisão sobre flertes do PSDB à reeleição de Cid Gomes

O vice-governador Francisco Pinheiro reafirmou, nesta quarta-feira, que o PT quer manter a aliança política com o governador Cid Gomes, garantindo sua reeleição e procurando ampliar a participação da legenda no cenário político. Ele adiantou que o PT continua trabalhando para não apenas garantir a manutenção da vice, mas ter também o ministro José Pimentel (Previdência Social) disputando vaga ao Senado. No que diz respeito ao cargo de vice, renovou o desejo de continuar e até arriscou: “Tenho chances”.

No páreo para vice, estão o secretário de Cidades, Joaquim Cartaxo, e Valdemir Catanho, assessor especial da prefeita Luizianne Lins. Já o secretário do Desenvolvimento Rural, Camilo Santana, informou que disputará mesmo cadeira de deputado estadual e que acertou com o governador Cid Gomes sua desincompatibilização para o dia 1º de abril.

Sobre a possibilidade de uma aproximação eleitoral de Cid Gomes com o PSDB, o que tem se registrado nas últimas semanas – pelo menos com manifestações de tucanos, o vice-governador disse que essa questão deve ser discutida pelo PT e que não gostaria de colocar posição individual, mas ele disse que o PSDB é “um partido diferente do nosso”.

“Nós temos posições muito diferentes no Brasil. O programa do PSDB é frontalmente contra o programa do PT. É dificil você construir uma governabilidade com o PSDB, mas isso é o partido que resolve”, disse Francisco Pinheiro. Indagado se o PT deixaria de apoiar a reeleição de Cid caso os tucanos se aproximem do PSB, reagiu:

“Essa é uma questão em que nós colocamos o seguinte: temos uma resolução do partido de manter a aliança com o governador Cid Gomes”. O vice-governador deu essas declarações antes de seguir, nesta madrugada de treça-feira para Brasília onde disse que iria tratar, entre vários assuntos, sobre projetos do PAC 2.

Pinheiro reiterou que trabalha para continuar vice, assim como também é a favor de que o PT possa também ter José Pimentel disputando o Senado. Lembrado de que Cid Gomes só tem se manifestado a favor de Eunício Oliveira (PMDB), para o Senado, o vice disse que respeita essa posição dele. Para pinheiro, até junho, todo esse quadro ficará resolvido com muito diálogo.
(Blog do Eliomar)

terça-feira, 23 de março de 2010

Vox Populi – Dilma pode ganhar no 1º turno

“O crescimento nas pesquisas eleitorais da pré-candidata do PT à Presidência, ministra Dilma Rousseff, ante a estagnação de seu provável adversário, o governador de São Paulo José Serra (PSDB) tem impressionado os diretores dos quatro principais institutos de pesquisa do País. Márcia Cavallari, do Ibope, João Francisco Meira, do Vox Populi, Mauro Paulino, do Datafolha e Ricardo Guedes, do Sensus, estiveram reunidos em São Paulo na tarde desta segunda-feira, para debater o cenário eleitoral, em evento da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas. O professor Marcus Figueiredo, do Iuperj também esteve no debate, mediado mediado pela jornalista Cristiana Lôbo.

Meira deu o palpite mais ousado da tarde: “não é impossível imaginar que a Dilma ganhe a eleição já no primeiro turno”, afirmou. Segundo ele, quando há candidatos carismáticos, a disputa se concentra mais entre as personalidades desses candidatos. Mas, para ele, nem Dilma nem Serra são carismáticos. ‘Carisma não é o nome dessa eleição’, afirmou.

Ele listou alguns fatores que, na sua avaliação, devem decidir a disputa eleitoral. O primeiro seria a economia: se estiver ruim, a tendência é de mudança – mas a economia é o principal trunfo do governo Lula. Em segundo, o aspecto ideológico – nesse caso, diz ele, 56% das pessoas se definem como sendo de esquerda e 30% como eleitores do PT.

Além disso, ele lembra o tempo de TV como decisivo – e a construção das alianças deve garantir um tempo maior à candidata governista. Por último ele cita algum acidente, debate ou fato inesperado que possa alterar a opinião dos eleitores.

Sua avaliação é parecida com a de Ricardo Guedes, do Sensus. Segundo ele, “Dilma tem produto para mostrar, a economia. O Serra não tem. Hoje a tendência é muito mais pró-Dilma”.

Cautela

Já Márcia Cavallari, do Ibope, e Mauro Paulino, do Datafolha, adotaram um pouco mais de cautela em suas exposições, embora tenham admitido cenário favorável à Dilma. Os dois usaram a mesma expressão para definir o caso: “pesquisa é diagnóstico, não prognóstico”.

“O comportamento do eleitor não é matemático. A campanha ainda tem muita coisa para acontecer. O que a gente sabe é que o eleitor se sente muito confortável de ter votado no Lula e agora fazer essa avaliação de que acertou. Ele pensa: ‘Acertei, e o País está tendo avanços’. O eleitor considera que os avanços foram muito mais profundos no governo Lula. A comparação com o governo FHC é prejudicial para o Serra”, afirmou a diretora do Ibope.

De acordo com Márcia, um terço está com Serra, um terço está com Dilma e um terço que vai decidir a eleição. Reservadamente, porém, ela destacou que não só a Dilma está crescendo, como há tendência de queda de Serra, ainda que dentro da margem de erro.

Já Paulino lembrou que na pesquisa Datafolha de dezembro de 2009, 15% dos eleitores não sabiam que a Dilma era a candidata do Lula, mas queriam votar na candidata do Lula. “E o que nós observamos em fevereiro, é que ainda há margem de crescimento para Dilma”, afirmou.

Segundo ele, a dúvida é saber se Dilma vai transmitir ao eleitorado que tem a mesma capacidade de administração que o Lula tem.”O eleitor vai poder comparar Serra com Dilma, Dilma com Lula”.

Paulino ainda defendeu que os institutos divulguem sempre sua base de dados, sua metodologia. “A pesquisa não faz prognóstico, mostra o que acontece naquele dia. Na pesquisa de véspera, [Paulo] Maluf ainda estava na frente da [Luíza] Erundina [na eleição para a prefeitura de São Paulo, em 1988, vencida por Erundina]. Deixar de iludir quem consome pesquisa: a gente faz diagnóstico”, afirmou.

Já o professor Marcus Figueiredo, do Instituto Universitário do Rio de Janeiro (Iuperj), também presente ao debate, previu um repeteco de 2002, caso o deputado federal Ciro Gomes (PSB) continue na disputa, com o cearense brigando com Serra. Para Figueiredo, “Serra e Dilma são igualmente antipáticos e igualmente feios. Ideologicamente estão muito próximos. O projeto deverá ser exatamente o mesmo”.

Erros em pesquisa

Meira foi questionado também pelo fato de o Vox Populi ter apontado, em 2006, vitória de Paulo Souto (então PFL) no primeiro turno, contra o petista Jaques Wagner, que acabou vencendo as eleições em segundo turno. “Às vezes você erra. Só que você nunca ouve um médico dizendo qual a margem de erro de uma operação de apendicite. O pessoal respondia que queria Paulo Souto, mas já estava pensando em mudar de ideia. Mas eu não estava perguntando para ele se ele queria mudar de ideia”, justificou.”

(Agência Estado)
(Blog do Eliomar)

quinta-feira, 18 de março de 2010

"O PSDB se esfarelou" diz tucano

“O PSDB se esfarelou”, afirma o empresário Beto Studart, cujo nome sempre apareceu entre cotados para disputar o Governo pela legenda. Para ele, o partido errou ao não ter definido logo uma candidatura, e querer lançar nome agora virou perda de tempo.

“O PSDB devia ter lançado candidato há quatro meses. Não sou contra o Cid Gomes, que faz ótima gestão, mas eu defendia que tivéssemos um nome até como forma de dar palanque para os candidatos aos
cargos proporcionais. Pra mim, o PSDB se esfaleceu”, reiterou Beto, que não vê futuro para a tucanada.

O empresário, que chegou a ser candidato a vice do ex-governador Lúcio Alcântara, bateu asas ontem não do ninho tucano, mas de Fortaleza. Foi curtir férias na Europa. ”

(Coluna Vertical, do O POVO)


quarta-feira, 17 de março de 2010

Pesquisa CNI-Ibope detecta avanço de Dilma

São Paulo – A candidatura Dilma Rousseff à Presidência da República avançou em três pontos fundamentais: na intenção de votos, na ampliação do conhecimento e na queda da rejeição ao seu nome. A revelação é da Pesquisa CNI-Ibope divulgada em São Paulo nesta quarta-feira, 17 de março, pelo diretor de Operações, Rafael Lucchesi, e pelo gerente da Unidade de Pesquisas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Renato da Fonseca.

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 6 e 10 últimos com 2002 entrevistados em 140 municípios, a candidata do PT cresceu 13 pontos porcentuais em relação à pesquisa anterior, de dezembro de 2009, atingindo 30% das intenções de votos contra 17% em dezembro. A ministra-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República foi quem mais se tornou conhecida desde dezembro: 44% afirmam hoje conhecê-la bem ou mais ou menos, contra 32% na pesquisa passada. O índice de rejeição dela caiu de 41% para 27%.

Apesar desses avanços, a pesquisa CNI-Ibope aponta que o governador paulista José Serra, provável candidato do PSDB, continua à frente da adversária política, com 35% das intenções de voto, cinco pontos porcentuais acima dos votos para Dilma Roussef, diferença que em dezembro era de 21 pontos porcentuais. Serra registrou queda de três pontos porcentuais sobre a posição anterior, mas continua como o candidato de menor índice de rejeição, com 25%.

Lucchesi atribuiu o crescimento da candidatura Dilma principalmente à exposição pública e ao fato da sua candidatura já ter sido oficializada pelo PT. Destacou que como as eleições, em outubro, ainda estão distantes, os três pontos em que a candidata do PT cresceu são interdependentes, ou seja, a intenção de voto, o maior conhecimento e a queda na rejeição estão relacionados entre si. Renato da Fonseca prevê que, com a oficialização das outras candidaturas e, portanto, maior visibilidade, é possível que as diferenças entre elas se alterem.

Pela primeira vez, a pesquisa CNI-Ibope, que faz a avaliação do governo desde 1996 e inclui pesquisa eleitoral em ano de eleição, levantou a preferência de voto em candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais da metade dos brasileiros - 53% - prefere votar em candidato apoiado por Lula, 10% disseram que votarão em candidato da oposição e 33% informaram que não levarão em conta a posição do presidente da República quando forem votar. Ainda é expressivo, porém, com 42%, o porcentual de eleitores que desconhece o candidato apoiado pelo presidente Lula.

Aprovação recorde - Na avaliação do governo, a pesquisa CNI-Ibope apontou índice recorde na aprovação do governo, com 75%. A maneira de governar do presidente Lula é aprovada por 83% da população e 77% dos entrevistados confiam no presidente da República. Cresceu também, sobre o levantamento de dezembro, a percepção de que o segundo mandato está sendo melhor do que o primeiro, opinião compartilhada por 49% dos entrevistados.
(Site - CNI)

terça-feira, 16 de março de 2010

Ceará entre os Estados que pagam professor abaixo do piso


Ser professor é padecer num paraíso chamado sala de aula?

“Professores iniciantes de seis redes estaduais começaram o ano letivo recebendo um salário menor que R$ 1.024,67 –mínimo determinado pela lei. Em Goiás, Tocantins, Rondônia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul, a remuneração não alcançou o piso nacional, segundo estudo da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).

O piso salarial vale para os professores iniciantes com formação de nível médio (sem diploma universitário) que trabalham 40 horas por semana. A lei, que abrange também as escolas municipais, foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Lula em 2008. Antes disso, cada Estado e município tinha um piso próprio.

Com a lei, o piso nacional foi estipulado em R$ 950. Como é obrigatório que seja reajustado todo mês de janeiro, o mínimo hoje é de R$ 1.024,67, segundo o Ministério da Educação.

Daqueles seis Estados, cinco (GO, TO, RO, CE e PE) começaram o ano pagando os antigos R$ 950, sem aplicar o reajuste obrigatório. No RS, a remuneração inicial dos professores é ainda mais baixa, de R$ 862,80.

“Nas redes municipais, embora não haja dados, a situação é pior. O professor tem menos força para negociar em municípios menores”, diz o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão. Para ele, o piso nacional é descumprido por razões políticas, não financeiras. “O ministério tem verbas para socorrer os que alegam não poder pagar o piso, mas ninguém pediu.”

O MEC confirma. Para obter o dinheiro, os governantes precisam comprovar que falta dinheiro para a educação. “Se fosse verba para obra, eles viriam correndo. O problema é que ninguém inaugura professor ou aluno”, critica o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

O piso salarial ainda causa discordâncias porque um grupo de governadores recorreu ao Supremo Tribunal Federal alegando que a lei era inconstitucional. O Supremo ainda não decidiu o mérito da questão e determinou que, enquanto isso, os professores não podem ganhar menos do que o piso.

“Os governadores e prefeitos se apoiam nessa indecisão do Supremo. O Ministério Público deveria processá-los por improbidade administrativa e pedir cassação”, diz Buarque.

A CNTE usa cálculo distinto e defende piso de R$ 1.312,85 (sem contar gratificações). O STF aceitou a inclusão das gratificações no cálculo do piso.”

(Folha Online)

VAMOS NÓS – Para um Governo que se orgulha de gerar muitos empregos e de estar abrindo oportunidades para tantos, essa informação chega como propaganda das mais negativas. Não é át oa que os professores estão na luta e cobrando da Assembleia Legislativa posição solidária

(Blog do Eliomar)

segunda-feira, 15 de março de 2010

PT Orós empossa novo Presidente e Diretório


Nesta última sexta feira, ocorreu na sede da AABB a posse da nova direção do PT Orós, que dirigirá o partido de 2010-2012.

A posse contou com a presença de diversas lideranças do PT en nível regional, estadual e até mesmo nacional. Marcou presença o Secretário Geral do PT-Ceará e atual Vice Governador do Estado Professor Francisco Pinheiro, Representando o deputado Federal José Airton Cirilo o companheiro Maninho atual Presidente do PT Iguatu, Israel Martins Chefe de Gabinete da Vice Governadoria, Marcílio Carlos Coordenador do PPA e da Tendência Marxista na Região Centro Sul, Airton Coordenador Geral do Sindicato MOVA-SE, Vereador Wellington Rolim Presidente Municipal do PMDB dentre outros.

O evento transcorreu normalmente com a a participação de dezenas de filiados, militantes e simpatizantes. O ex-presidente Professor Ricardo agradeceu aos presentes e aos filiados pela confiança de mantê-lo por sete anos a frente do partido, disse ainda que o PT cresceu praticamente do zero para ocupar hoje a 3ª maior força do PT no Centro Sul e parabenizou o Gilvan lhe desjando sorte no comando do partido.


Ficou assim a composição do Diretório Municipal:


Gilvan da Coelce - Presidente

Professor Ricardo - Vice

Antônio Pereira - Secretário Geral

Francisca Possidônia - Secretária de Foramção Política

José Henrique - Secretário de Finanças

Liduina Sombra - Vogal da Excutiva

Cláudio Nascimento - Efetivo

Chico de Lindalva - Efetivo

Maria Labíbia - Efetivo

Pedro Norte - Efetivo

Edimundo Muniz - Efetivo

Lena do Hospital - Efetivo

Antônio Jorge - Efetivo

Edimir - Efetivo

Enedina - Efetivo

Zé Andreza - Efetivo


Dedé da Coelce - Suplente

Maria Emanueli - Suplente

Eduardo Henrique - Suplente

Aldery Júnior - Suplente

José Pereira - Suplente




domingo, 14 de março de 2010

Câmara de Orós paga R$ 24.147,60 por aluguel de carro

Em apenas 1 ano, a presidenta da Câmara Municipal de Orós vereadora Luhanna Úrya, gastou na sua gestão com a locação de um veículo Mitsubishe Pajero TR4 ano 2005, o valor astronômico de R$ 24.147,60 para uso da Presidência da Câmara Municipal de Orós em viajens oficiais. A empresa que recebeu esse presente do legislativo oroense chama-se ATLANTA LOCAÇÃO DE VEICULOS E SERVIÇOS.

Ao pesquisarmos em sites de Classificados de veículos tais como: Diário do Nordeste, O Povo, Mercado Livre e até mesmo no site oficial da Mitsubishe constatamos que, o preço de mercado desse veículo com referência ao ano de fabricação que é 2005, custa entre R$ 39.000,00 a 43.000,00. Fica a seguinte indagação a vereadora Luhanna. Porque então ao invés de alugar gantando num único ano mais de 65% do valor do veículo, não comprou o mesmo via financiamento? Ao final o bem pertenceria ao poder Legislativo de Orós. Essa locação vereadora via até quando?


É importante que a polpulação de Orós tome conhecimento desses péssimos negócios, que os dirigentes dos poderes fazem com o dinheiro do contribuinte. Vereadora ao final do contrato esse veículo será da Câmara? Pois os valores são abusivos e tenho a certeza de que Vossa Excelencia tem uma explicação plausível para o gasto desse dinheiro que está sendo jogado na lata do lixo.

Dilma e Serra – pau a pau

“De acordo com informações já do conhecimento do partido, o PSDB saiu-se mal em uma pesquisa nacional de intenção de voto a ser divulgada na quarta-feira. Ela mostra um empate técnico de José Serra e Dilma Rousseff, mas com a petista 1 ponto porcentual à frente. A pesquisa foi feita entre 5 e 10 de março com 2 002 pessoas em 142 municípios.

Outra pesquisa, desta vez encomendada pelo PT, foi levada ao Planalto na sexta-feira. Deu pela primeira vez Dilma Rousseff 3 pontos à frente de José Serra.

(Coluna Rdar – Veja)
(Blog do Eliomar)

terça-feira, 9 de março de 2010

Direção Municipal do PT Orós será empossada próxima sexta

Próxima sexta feira sérá dado posse a nova Direção Municipal do PT Orós, eleita em 23 de novembro de 2009, através do processo de eleições diretas (PED). A posse ocorrerá na sede da AABB, na oportunidade estará prestigiando o evento o membro do Diretório Nacional e Vice Governador do Ceará Professor Pinheiro, o Deputado Federal José Airton, lideranças sindicais e comubitárias.

Orós foi o município que obteve o 2º melhor índice de comparecimento as urnas, e é o 3º em número de filiados entre os 14 diretórios e comissões provisórias da Região Centro Sul e Vale do Salgado, fruto de um longo trabalho realizado pela atual administração, que quando recebeu o PT em 2003, ainda como comissão provisória, organizou abriu espaço e deu visibilidade e importância ao PT Orós, chegando a eleger em 2004 pela primeira vez em 27 anos de existência do PT no município um vice prefeito.


Assim ficou a composição da nova Executiva Municipal:

Presidente: Gilvan da Coelce

Vice - Presidente: Professor Ricardo

Secretário Geral: Antônio Pereira (Toninho de Zé Pereira)

Secretário de Finanças: José Henrique

Secretária de Formação Política: Professora Possidônia

Vogal da Executiva: Professora Liduina Sombra
E mais 10 membros titulares completam o Diretório Municipal do PT Orós, existindo ainda 5 suplentes, que substituirão os titulares em uma possível ausência dos mesmos.

Luizianne: PT poderá ter candidato ao Governo

“Caso o PT tenha de sair com candidatura própria ao Governo do Estado, há nomes para cumprir esta tarefa”. A declaração foi feita pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, na tarde de ontem, após a inauguração da Casa de Justiça e Cidadania, no Fórum Autran Nunes. Compareceram à cerimônia o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, o governador Cid Gomes (PSB), o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho (PMDB), e o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Ernani Barreira.Segundo Luizianne, o diretório estadual do PT, do qual ela é presidente, vai reunir-se no próximo dia 27 para discutir a questão. Em seguida, no início de abril, será realizado o encontro estadual do partido, quando a posição petista em relação ao pleito estadual será finalmente decidida. A prefeita diz que “a priori, todas as possibilidades estão colocadas diante da conjuntura, embora a gente tenha uma vontade política de apoiar a candidatura do governador Cid Gomes”. Contudo, ela deixa claro que, dependendo do cenário, a vontade pode assumir outra feição. “Até lá nós vamos analisar a conjuntura política. Vamos ver como as coisas vão se desenrolar”.

Questionada sobre possíveis mudanças em seu secretariado, a prefeita afirmou que ninguém iria se afastar, “a não ser o secretário de Governo, Waldemir Catanho, que poderá se desincompatibilizar no dia dois de abril”. Por ora, Luizianne prefere não revelar quais são os planos de Catanho: “Não sei se (ele vai concorrer) a vice de Cid, mas o Catanho vai ser candidato a alguma coisa, certamente”.Para o 2º vice-presidente do PT estadual, Antônio Carlos de Freitas Souza, a resolução do partido é clara: “Caminhamos para indicar o vice na chapa de Cid Gomes à reeleição e lançar ao Senado dois nomes da base aliada ao governo Lula”. De acordo com Antônio Carlos, o PT está unido com Cid por julgar que o governador vem realizando uma gestão “democrática-popular”.

Fator Ciro
Mesmo que o endosso à reeleição de Cid Gomes seja praticamente unânime dentro do PT, Antônio Carlos faz coro a Luizianne e reconhece que o quadro nacional poderá levar o partido a tomar outra decisão. A prefeita fala em “conjuntura política”; ele fala no irmão do governador. “Se Ciro Gomes mantiver sua candidatura presidencial, não tenha dúvida de que isso terá repercussão nas alianças estaduais em todo o país”, frisa.As intenções de Ciro Gomes (PSB) quanto ao pleito de outubro são incertas. O deputado federal diz querer a Presidência, e, ao mesmo tempo, não descarta concorrer ao Governo de São Paulo. Antônio Carlos afirma que, no caso de Ciro candidatar-se a presidente e contar com o apoio do irmão no Ceará, “a hipótese (de candidatura própria do PT ao Governo) poderá ser colocada”. Isso porque, conforme o dirigente petista, o partido tem a missão de garantir o palanque estadual da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e assegurar a continuidade do projeto Lula.

(Jornal O Estado)

Governo Federal libera em 2009 R$ 1,2 milhão em convênios para Orós.


O Governo Federal em 2009 liberou para a cidade de Orós, a cifra de R$ 1.201.000,00 em convênios. Esses recuros fazem parte de um compromisso do Governo Lula, com os entes federados do País.

Orós recebeu do Ministério do Turismo R$ 395.000,00; do Ministério da Saúde R$ 616.000,00 e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome R$ 190.000,00.

Dentre as liberações, o que mais nos chama atenção, é o valor de R$ 195.000,00 liberado desde 04/06/2009 pelo Minstério do Turismo para Construção de uma praça na sede do Município de Orós. Você cidadão oroense conhece alguma praça feita ano passado com todo esse valor? Conheço somente a pracinha do Padre Cícero. Se for essa, as pessoas conscientes devem acreditar que a pracinha do Padre Cícero custou tudo isso? Se não for, onde está o dinheiro prefeita??? O gato comeu???


segunda-feira, 8 de março de 2010

Petista vê como “gesto de cordialidade” troca de elogios entre Cid e Tasso


O deputado federal José Airton (PT) classificou, nesta segunda-feira, como “um gesto de cordialidade” a troca de elogios entre o governador Cid Gomes (PSB) e o senador tucano Tasso Jereissati. Isso, em clima de entrega da Medalha Visconde de Saboya, em Sobra, terra de Cid Gomes, no fim de semana.

“Isso é normal. É gesto de cordialidade. Mas o que a gente quer dizer é que o PT, em hipótese alguma, vai subir no mesmo palanque doPSDB”, avisou logo o petista. José Airton disse ter confiança de que Cid Gomes apoiará nomes da base aliada para o Senado, embora setores políticos apostem que ele deva endossar a reeleição de Jereissati.

“O que eu digo é que o PT terá candidato ao Senado e esse nome é o do ministro José Pimentel. A gente segue a orientação do diretório nacional e do governo que quer melhorar a qualidade e sua participação no Senado”, explicou o parlamentar.


(Blog do Eliomar)

sexta-feira, 5 de março de 2010

É iniciada a reforma da cadeia pública de Orós.



A cadeia pública de Orós há muito tempo, estava precisando de uma reforma, portanto, na data de ontem deu-se início a tão necessitada recuperação. Conforme informações do Engenheiro Erick Marcílio de Almeida pertencente à empresa CIPAL Construções, Incorporações, Participações e Administração LTDA, ele nos disse que, a empresa tem o prazo de 90 dias para conclusão da reforma e que o valor liberado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Justiça e Cidadania foi de R$ 146.047,80.

É fundamental que o prazo para conclusão dessa obra seja respeitada, pois, os encarcerados necessitam ter dignidade, ao cumprirem com os seus erros cometidos em sociedade. Sabemos que, o objetivo fundamental de uma prisão, é que o detento cumpra sua pena e que retorne à sociedade regenerado, mas só será possível essa transformação dando dignidade, oportunidade e acima de tudo qualidade de vida a população carcerária.

Segundo o Comandante Clemente, que estava presente na nossa visita a obra, nos informou que a quantidade de presos que tinha na cadeia pública de Orós era 16 detentos, sendo que desses 9 foram recambiados para Juazeiro do Norte e que após a conclusão das obras, os mesmos retornarão para a cadeia de Orós. Ele nos revelou ainda, que o grande problema da cadeia de Orós, era com o semi aberto, e que não sabe como ficará após a conclusão das obras.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Lula quer tirar licença para ajudar campanha de Dilma. Sarney assume

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende se licenciar do cargo, nos meses de agosto e setembro, para participar ativamente da campanha da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência, informa Ilimar Franco na coluna Panorama Político, no Globo.

Segundo o colunista, o presidente Lula quer evitar problemas com a Justiça Eleitoral e se dedicar integralmente à tarefa de eleger seu sucessor. Com isso, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que não disputa as eleições, voltará temporariamente à Presidência da República. O vice José Alencar e o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), deverão ser candidatos e não poderiam assumir o cargo.

Ainda de acordo com a coluna, a coordenação da campanha de Dilma também está preocupada com a visibilidade da candidata nos meses de abril e maio, considerados delicados, porque ela estará fora do governo e não poderá se expor ao lado do presidente. Para preencher o vazio até as convenções partidárias de junho, a coordenação está articulando eventos com partidos, empresários, trabalhadores e movimentos sociais em várias regiões do país. A intenção é ocupar a mídia regional.

Há cerca de duas semanas, no congresso que aclamou Dilma pré-candidata do PT à Presidência , Lula afirmou que sua prioridade este ano é elegê-la presidente.

- Eleger a Dilma é uma das coisas mais importantes do meu governo. Para dar continuidade às coisas boas. Eleger Dilma não é coisa secundária para o presidente da República, é coisa prioritária na minha vida este ano – afirmou na ocasião.”

(O Globo)

terça-feira, 2 de março de 2010

Definida a nova executiva do PT Ceará


Definida ontem a nova executiva estadual do Partido dos Trabalhadores, que tem na presidência a prefeita Luizianne Lins. O encontro ocorreu na sede partidária e reuniu todas as correntes petistas, com direito, claro, a muito debate.
1ª Vice-Presidente – deputado federal José Nobre Guimarães

2ª Vice-Presidente – Antônio Carlos, ex-scretário-geral

Secretário-geral – Francisco Pinheiro, o vice-governador

Secretário de Organização - Celso Crisóstomo (ligado a José Guimarães)

Secretário de Finanças – Haroldo Pontes (ligado ao ministro José Pimentel)

Relações Institucionais – Reudson Souza (ligado ao deputado federal José Airton)

Formação – Ilário Marques, ex-presidente estadual.


VOGAIS

Aila Marques (Coletivo Marxista)

Nadir Chaves (vereadora de Limoeiro do Norte, ligadada José Guimarães)

Manuel Santana (Prefeito de Juazeiro do Norte – ligado a José Guimarães)

Luciana Castelo Branco, ligada a José Guimarães)

Antônio Filho, ligado a José Guimarães

Isaac Júnior, prefeito de Mauriti, ligado a José Guimarães.

Francisca Maria – ligada a José Airton

Marcelo Castro – ligado ao vie-governador Francisco Pinheiro.

DETALHE – No próximo dia 26, haverá reuinião do diretório estadual e no dia 27 encontro estadual do PT.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Recursos repassados pelo Governo Federal a Orós em Fevereiro de 2010


Dilma cresce e oposição é que tem que pensar em Plano B, diz Eduardo Dutra

“O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou neste domingo que surpreendeu a pesquisa Datafolha, mostrando crescimento de 5 pontos percentuais da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na disputa presidencial. “O crescimento foi maior do que o esperado”, diz.

Segundo Dutra, os números mostram que a candidatura de Dilma está consolidada e competitiva. “Ao contrário do que alguns diziam meses atrás sobre a gente, agora é a oposição que começa a pensar em um plano B.”

Ele afirma que a exposição da ministra por causa do lançamento de sua pré-candidatura na semana passada teve influência no resultado. No entanto, isso é irrelevante, na sua avaliação. “O que importa não é o índice de crescimento, mas o crescimento sustentado da candidatura”, afirma.

Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), líder do partido no Senado, o crescimento de 5 pontos percentuais foi consequência do lançamento da pré-candidatura. “O resultado reflete o impacto provocado pela enorme publicidade em toda a mídia nacional por ocasião do lançamento oficial da candidatura da ministra durante o 4º Congresso Nacional do PT, no último final de semana”, afirmou o senador em seu blog.

No dia 20 de fevereiro, a ministra foi lançada pré-candidata durante congresso de seu partido. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas maiores de 16 anos.

Fonte: http://blogs.opovo.com.br/blogdoeliomar/

Queda da vantagem sobre Dilma deve ampliar especulação sobre desistência de Serra

Pesquisa Datafolha publicada na edição de domingo da Folha (íntegra para assinantes do UOL e do jornal), mostra que a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) cresceu cinco pontos nas pesquisas de intenção de voto de dezembro para janeiro, atingindo 28%.

No mesmo período, a taxa de intenção de voto no governador de São Paulo, José Serra (PSDB), recuou de 37% para 32%.

Com isso, a diferença entre os dois pré-candidatos recuou de 14 pontos para 4 pontos de dezembro para cá.

Esse resultado deve ampliar a especulação sobre a perspectiva de desistência do governador paulista, informa o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete. No entanto, a coluna diz que a porta de saída de Serra "tornou-se minúscula".

O "Painel" diz ainda que a pesquisa ampliará a pressão tucana para que o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), aceite ser vice de Serra.

De acordo com a coluna, os resultados do Datafolha também tiram fôlego da intenção do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) de disputar a Presidência.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas com maiores de 16 anos.


Fonte: www.folha.com.br