sexta-feira, 4 de março de 2011

Sai lista de municípios que ganharão creches e quadras esportivas

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou nesta segunda-feira, 28, mais uma listagem de municípios que serão beneficiados este ano com recursos para a construção de escolas de educação infantil e de quadras poliesportivas, no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Cento e noventa e seis cidades receberão verba para a edificação de 198 creches e 99, para a construção de 124 quadras de esporte cobertas.

Publicada na data de 28/02 no Diário Oficial da União, a lista engloba os municípios de menor porte, até 50 mil habitantes. Esta foi a segunda listagem divulgada pelo FNDE com municípios que serão beneficiados em 2011. Na primeira, foram selecionadas cidades de maior porte, incluídos as 12 maiores regiões metropolitanas do país e os municípios com mais de 50 mil habitantes.

Projetos – O FNDE disponibiliza aos municípios dois projetos-padrão de escolas de educação infantil. O projeto tipo B prevê capacidade para 240 crianças de zero a cinco anos, em dois turnos, e conta com oito salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitário para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes. Já o tipo C atende 120 crianças em dois turnos, com quatro salas pedagógicas e os mesmos espaços previstos no tipo B.

O FNDE também repassa recursos para a construção de escolas de educação infantil com projetos dos municípios, desde que de acordo com padrões de qualidade exigidos pela autarquia.

No caso da quadra de esportes, é disponibilizado apenas um projeto-padrão, que deve ser seguido pelos contemplados.

No Ceará foram contempladas 14 cidades: Abaiara, Aracoiaba, Coreaú, Forquilha, Graíras, Iracema, Jaguaruana, Madalena, Mauriti, Mulungu, Ocara, Quiterianópolis, Tarrafas e Várzea Alegre.

Orós novamente, por falta de compromisso politico da atual administração, perdemos um grande equipamento para auxiliar na nossa educação, que está entre as piores do estado, a cultura, que está abandonada, o lazer hoje inexistente na cidade e o esporte esquecio e desacreditado por figuras históricas do esporte no nosso sofrido município.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Capturado bando que ia assaltar BB em Icó

Uma ação de inteligência levou as polícias do Ceará e Maranhão a interceptar um plano de sequestro seguido de assalto a uma agência bancária no Interior cearense. Um bando interestadual foi capturado no Município de Icó (a 375Km de Fortaleza), durante operação montada por agentes da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Coin) e inspetores da Delegacia de Narcóticos (Denarc).

Conforme a Polícia, o grupo planejou sequestrar a gerente da agência do Banco do Brasil da vizinha cidade de Orós, bem como, sua família, e praticar o assalto conhecido como ´sapatinho´. Com a família da gerente em cativeiro, a quadrilha levaria a funcionária à agência e roubaria o dinheiro do cofre e nos terminais eletrônicos. As investigações revelaram ainda, que, caso o sequestro da gerente não tivesse êxito, o ´plano B´ dos ladrões era invadir a agência do BB com maçaricos e outros utensílios e arrombar os caixas. A Polícia, porém, agiu mais rápido.

Fonte: www.iguatu.org

Quatro homens são presos acusados de tentar sequestrar gerente de banco em Orós


Quatro homens foram presos na manhã desta terça-feira (01), no município de Orós, Centro-Sul do Estado, acusados de planejar o sequestro do gerente do Banco do Brasil da cidade. O grupo foi detido com dois explosivos, uma espingarda, um revólver calibre 38, um carro e uma motocicleta. O material encontrado, acreditam os policiais, poderia ser usado em um futuro assalto.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social informou que o bando estava escondido em uma fazenda conhecida como “Cajá Gordo”, no município de Icó, a cerca de 32 quilômetros de Orós. Entre os homens, dois paraenses e dois cearenses. Eles já vinham sendo investigados há algum tempo pela Polícia Civil.