quinta-feira, 27 de maio de 2010

Secretário-geral da ONU elogia programas Fome Zero e Bolsa Família

“O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse, em entrevista coletiva no Rio de Janeiro, durante o III Fórum da Aliança de Civilizações, que os programas Fome Zero e Bolsa Família fizeram “uma grande diferença” para o Brasil. Depois de saudar os jornalistas em português, Ban disse que o país obteve progressos sobre a erradicação da extrema pobreza e da fome, um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU, e citou a importância dos dois programas sociais nesse sentido.

Ban evitou se posicionar sobre uma possível entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU como membro permanente, mas defendeu sua reforma e disse “tentar criar uma atmosfera favorável para a decisão correta”. O secretário também falou sobre a relevância do Brasil em operações de manutenção da paz em diferentes partes do mundo. “Mais de 2,4 mil militares e policiais brasileiros servem em oito operações de paz pelo mundo, incluindo no Haiti”, disse, antes de ressaltar a liderança regional brasileira entre os países do sul.

Ele falou ainda sobre a importância do país em questões ambientais, já que abriga alguns dos principais ecossistemas do mundo. “Não há solução possível sobre as mudanças climáticas que não inclua o Brasil”.Para finalizar o discurso, em tom de brincadeira, citou outro tema de relevância internacional no qual o Brasil se destaca: a Copa do Mundo. Ban desejou boa sorte à seleção brasileira.”

(Portal Terra)

VAMOS NÓS – Como está mesmo hoje o “Fome Zero”. Quanto ao Bolsa Família, eis bom motivo para a tucanada ficar com aquela dor de cotovelo.

(Blog do Eliomar)

CUT quer José Pimentel no Senado

Lideranças de entidades filiadas à Central Única dos Trabalahdores no Ceara participam, á partir das 8 horas desta sexta-feira, de café da manhã e debate com o tema “Análise de Conjuntura”.

O encontro, segundo o presidente da entidade, Jerõnimo Nascimento, vai contar com a presença do ex-ministro da Previdência, deputado federal José Pimentel, cujo nome está cotado para disputar vaga de senador pelo PT.

Ou seja, a CUT deve reforça a tese de que o PT precisa ter candidato ao Senado, dentro do que orienta resolução da cúpula nacional do partido.

Transparência – Só um município divulga gastos na internet no Ceará


“No último dia para que prefeituras com mais de 100 mil habitantes e governos estaduais cumpram a lei federal que determina a publicação detalhada e em tempo real, na Internet, de quanto estão arrecadando e como gastam as verbas públicas, no Ceará apenas o município de Itapipoca já cumpre a determinação. Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Crato, além do Governo do Estado, garantem que seus respectivos portais da transparência estarão disponíveis nas próximas 24 horas.

Caucaia, Sobral e Maranguape admitiram que não irão seguir a determinação no prazo estabelecido por lei. No caso de Caucaia, a Prefeitura promete que o site estará no ar entre amanhã e o próximo dia 1º de junho. Já a de Sobral adiou o lançamento do site para amanhã. Em Maranguape, a decisão é de que o portal só entrará no ar no dia 1º de junho.

Sancionada há um ano, a lei complementar que determina a criação dos portais da transparência prevê que, em caso de descumprimento do prazo, as transferências voluntárias do Governo Federal serão suspensas e as gestões municipais e estaduais só poderão receber verbas previstas na Constituição.

Exceção entre os oito municípios do Estado com mais de 100 mil habitantes, Itapipoca já disponibiliza o seu portal da transparência desde o último dia 20. Às 15h55min de ontem, por exemplo, já estava disponível no site um pagamento à empresa R.T.S. de Sousa Locação, no valor de R$ 202,5 mil, destinado ao transporte de alunos da rede municipal de ensino. Segundo o secretário da Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Itapipoca, Paulo Barroso & que também responde pela pasta da Saúde e é irmão do prefeito & as informações são atualizadas a cada meia hora.

Situação bem diferente vive o município de Caucaia, que ainda não concluiu o seu portal da transparência. De acordo com o titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o prazo que lhe foi dado para a conclusão do layout da página foi 1º de junho. Já o secretário de Finanças, Jaime Cavalcante, afirma o que site será lançado amanhã, quando toda a “parte técnica“ estará concluída.

Desde que a chamada “Lei da Transparência“ foi sancionada, a Controladoria Geral da União (CGU) oferece suporte técnico para as gestões que solicitarem ajuda. Entretanto, segundo a assessoria do órgão, até agora apenas os municípios de Anápolis (GO), Ipatinga (MG), Várzea Paulista (SP), Fortaleza e Coronel Fabriciano (MG) pediram colaboração, num universo de 275 prefeituras que estão obrigadas a prestas contas.

terça-feira, 25 de maio de 2010

PT ignora Cid e homologa Pimentel

Enquanto o governador reforça que, por enquanto, só confirma apoio a Eunício Oliveira na disputa pelo Senado, petistas pressionam ao mostrar que não abrem mão de lançar candidato a senador. Na plenária, Cid praticamente não foi lembrado

Três dias após o governador Cid Gomes (PSB) ter reafirmado, em Brasília, que seu único compromisso eleitoral até agora é apoiar o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) ao Senado, a militância do PT cearense lotou a sede do partido em Fortaleza, ontem à noite, para engrossar o coro em favor da pré-candidatura do petista José Pimentel a senador.

Durante o evento, o nome de Cid não foi mencionado diretamente no discurso de nenhum dos principais petistas presentes. Nas cinco faixas que enfeitaram a solenidade, havia mensagens de apoio apenas a Pimentel e à pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff & nenhuma referência, entretanto, ao governador pré-candidato à reeleição, e a quem o PT já aprovou apoio em resolução. Por outro lado, até Eunício recebeu palavras de incentivo.

Questionado, o deputado federal Eudes Xavier (PT) & um dos mais próximos à prefeita de Fortaleza e presidente estadual da sigla, Luizianne Lins & explicou que esse silêncio em relação ao governador não passa de uma manifestação de ``respeito à estratégia do PSB`` & que, no Ceará, tem permanecido em silêncio quando o assunto é eleição, evitando fechar apoio à candidatura de Pimentel. "Sabemos que, informalmente, há uma relação de Cid com o senador Tasso Jereissati (PSDB), então não devemos forçar a barra com o governador``, opinou Eudes.

Principal adversário político do PT cearense, Tasso tem corrido por fora da aliança oficial em torno de Cid para garantir o apoio do Executivo estadual à sua tentativa de reeleição ao Senado, ainda que informalmente. Os petistas têm dito, entretanto, que não aceitarão qualquer tipo de aproximação entre o governador e o tucano.

Unanimidade Não estavam presentes ao encontro nem a presidente do partido, Luizianne Lins, nem o vice-presidente, deputado federal José Guimarães. Mas, pela demonstração de ontem, a pré-candidatura de Pimentel ao Senado parece encontrar apoio em todas as forças da sigla. A decisão final sobre a candidatura só sairá, no entanto, no dia 19 de junho, durante o Encontro Estadual.

Segundo o líder da prefeita na Câmara Municipal, vereador Acrísio Sena, até lá haverá tempo para novas rodadas de negociação com Cid. Também antes dessa data, a sigla realizará sete encontros regionais no Interior do Estado, para discutir a estratégia eleitoral e reforçar o nome de Pimentel.

Tanto Acrísio quanto Eudes Xavier minimizaram as últimas declarações de Cid e evitaram polemizar. ``Teremos paciência para sensibilizá-lo em relação a Pimentel``, disse o deputado federal.

EMAIS PT REALIZA ENCONTROS - O PT do Ceará vai realizar, de 29 de maio a 7 de junho, pré-encontros nas seis micro-regiões cearenses para discutir o programa de governo da coligação encabeçada junto com o PSB e as alianças com os demais partidos. Os resultados serão levados ao encontro estadual da legenda, previsto para 19 de junho, quando o partido vai bater o martelo sobre a indicação, ou não, de nomes ao Senado e a vice-governador. - Nos dias 29 e 30 de maio e de 4 a 7 de junho, a executiva estadual da legenda reunirá a militância petista das regiões de Jaguaribe, Cariri, Sertão central, Centro-Sul, Região Norte e da Região Metropolitana de Fortaleza. - São cotados para vice de Cid o ex-articulador político da prefeita Luizianne Lins, Waldemir Catanho, o ex-secretário das Cidades do Governo estadual, Joaquim Cartaxo, e o atual vice-governador, professor Francisco Pinheiro.
(Jornal O Povo)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CNT/Sensus e Vox Populi confirmam Dilma (PT) passa a frente de José Serra (PSDB)


Divulgada nesta segunda-feira (17/5), a pesquisa CNT/Sensus apontou um empate técnico entre os dois presidenciáveis, mas mostrou a petista com uma pequena vantagem. Dilma aparece com 35,7% das intenções de voto e Serra, com 33,2%. Considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Marina Silva, pré-candidata pelo PV, aparece em terceiro lugar com 7,3 votos. Outros pré-candidatos como José Maria Eymael (PSDC) e Américo de Souza (PSL) receberam 1,1% e 1% das intenções.

A pesquisa Vox Populi colocou pela primeira vez um cenário de empate técnico entre Dilma e Serra. A ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré- candidata do PT com 38% das intenções de voto. Enquanto o ex-governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra pontua em segundo lugar com 35%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, o resultado demonstra um empate técnico entre os dois candidatos. Na pesquisa anterior (03/04/2010) o resultado foi o inverso, Serra com 38% e Dilma com 33% das intenções de voto.

Marina Silva está em terceiro lugar com 7% das intenções de voto. Enquanto 8% pretendem votar no Partido Verde.

José Airton: “Dilma ganhará logo no 1° turno”

O deputado federal José Airton comemorou, nesta segunda-feira, o crescimento da pré-candidata presidente da República pelo PT, Dilma Rousseff, segundo pesquisa Datafolha. Dilma empatou tecnicamente com o pré-candidato tucano a presidente, José Serra, em 35%, no que para o parlamentar “é sinal de que ela está firme, com apoio do Lula, rumando para ganhar logo no primeiro turno”.

Segundo José Airton, a petista vai ganhar no primeiro turno porque o seu principal adversário, Serra, estagnou e chegou onde poderia. Quanto a Dilma, ainda tem uma enorme faixa para se tornar conhecida do eleitorado.

“Nós não temos dúvidas de que Dilma vai surpeender. Ela tem o apoio de Lula e ela é a continuidade de um projeto apoiado pela maioria da população e que foi bom, em todos os aspectos, para o Brasil”, destacou Airton, que esteve mantendo contatos políticos no Vale Jaguaribano no fim de semana.